Estamos a mudar o aspeto do site e adaptando-o a multilingue assim que pode haver coisas bem estranhas! Muito obrigado pela vossa paciência :)

Hoje recitamos os cinco treinos da plena consciência. Pedimos à comunidade o apoio espiritual. Por favor, irmãos e irmãs, escutai.

Os cinco treinos da plena consciência representam a visão de todos os nossos antepassados espirituais para uma espiritualidade e uma ética mundial. São uma expressão concreta dum caminho de sabedoria e amor verdadeiro que leva à recuperação, à transformação e à felicidade para nós e para o mundo. Praticar os cinco treinos é cultivar um estilo de vida que pode eliminar toda a forma de discriminação, intolerância, ira, medo e desesperação. Ao seguir esta forma de viver, não nos perdemos na confusão sobre a nossa vida presente ou no medo sobre o futuro. Pedimos à comunidade que ouça com uma mente serena. Considera os cinco treinos da plena consciência como um espelho claro no qual nos olhamos. Diz “sim” em silêncio, cada vez que consigas observar um esforço no último mês para estudar, praticar e observar os cinco treinos da plena consciência.

Primeiro Treino: Reverência cara a vida

Consciente do sofrimento causado pela destruição da vida, comprometo-me a cultivar a minha compreensão do interser e a minha compaixão, de modo a aprender como proteger a vida de pessoas, animais, plantas e minerais. Comprometo-me a não matar, a não deixar que outros matem e a não apoiar nenhum ato de violência no mundo, no meu pensamento ou na minha forma de viver. Compreendo que toda a violência causada pelo fanatismo, o ódio, a avidez e o medo tem origem numa visão dual e discriminatória. Vou treinar para olhar tudo com amplitude de miras, sem discriminação nem apego a nenhum ponto de vista e a nenhuma ideologia, e poder transformar a violência e o dogmatismo que residem em mim e no mundo.

Segundo Treino: Verdadeira Felicidade

Consciente do sofrimento causado pelo roubo, a opressão, o abuso e a injustiça social, comprometo-me a praticar a generosidade nos meus pensamentos, nas minhas palavras e nos meus atos da vida diária. Partilharei o meu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que os precisarem. Comprometo-me a não me apropriar de nada que não me pertença. Treinarei olhar profundamente para ver que a felicidade e o sofrimento dos demais estão estreitamente ligados à minha própria felicidade e sofrimento. Compreendo que a verdadeira felicidade não é possível sem compreensão e amor, e que procurar a felicidade no dinheiro, a fama, o poder ou o prazer sensual gera muito sofrimento e desesperança.

Aprofundarei a minha compreensão da verdadeira felicidade, que depende mais da minha forma de pensar que de condições externas. Se consigo estabelecer-me no momento presente, podo viver feliz aqui e agora, na simplicidade, reconhecendo que existem numerosas condições para ser feliz que já estão disponíveis em mim e à minha volta. Consciente disto, comprometo-me a escolher um meio de vida correto para reduzir o sofrimento e contribuir ao bem-estar de todas as espécies sobre a Terra e, em particular, atuando para deixar de contribuir à mudança climática.

Terceiro Treino: Amor verdadeiro

Consciente do sofrimento provocado por uma conduta sexual irresponsável, comprometo-me a cultivar a responsabilidade e aprender a proteger a segurança e a integridade de indivíduos, casais, famílias e da sociedade. Reconhecendo que o desejo sexual não é amor e que a atividade sexual motivada pelo desejo dana, tanto a mim como aos demais, comprometo-me a não ter relações sexuais sem consentimento mútuo, sem amor verdadeiro e sem um profundo compromisso a longo prazo. Comprometo-me a procurar entre as minhas amizades, membros da minha família e da sangha em quem confio e me apoio, um sustém espiritual que favoreça a solidez da minha relação. Farei todo o que estiver na minha mão para proteger as crianças do abuso sexual e para evitar que os casais e famílias se rompam por causa duma conduta sexual irresponsável. Consciente de que o corpo e a mente são um, comprometo-me a aprender formas apropriadas de cuidar a minha energia sexual. Comprometo-me a cultivar a bondade amorosa, a compaixão, a alegria e a inclusividade, os quatro elementos básicos do verdadeiro amor, para a minha própria felicidade e a felicidade dos demais. Consciente da diversidade da experiência humana, comprometo-me a não discriminar nenhuma orientação sexual ou identidade de género. Praticando o verdadeiro amor sabemos que continuaremos duma forma formosa no futuro.

Quarto Treino: Fala Amorosa e Escuta Profunda

Consciente do sofrimento causado por palavras irreflexivas e pela incapacidade de escutar os demais, comprometo-me a aprender a falar a todos com amor e a desenvolver uma escuta profunda que alivie o sofrimento e promova a paz e a reconciliação nas minhas relações com os demais, entre grupos étnicos e religiosos e entre as nações. Sei que as palavras podem criar felicidade ou sofrimento, e comprometo-me a falar com honestidade, a empregar palavras que inspirem em todos confiança em si mesmos, que alimentem a alegria, a esperança, e promovam a harmonia e a compreensão mutuas. Comprometo-me a não dizer nada quando me invadir a ira. Nesse caso, treinarei em respirar e caminhar em plena consciência para poder reconhecer essa ira e observar profundamente as suas raízes, especialmente nas minhas perceções erróneas e na minha falta de compreensão do meu próprio sofrimento e no da pessoa contra a qual dirijo a minha ira.

Treinarei em dizer a verdade e escutar profundamente para reduzir o sofrimento nos demais e em mim, e encontrar soluções nas situações difíceis. Comprometo-me a não difundir notícias das quais não tenha certeza e a não dizer nada que possa causar divisão, discórdia ou rotura no seio duma família, ou comunidade. Praticarei a diligência correta para nutrir a minha compreensão, o meu amor, a minha felicidade e a minha tolerância, e transformar dia a dia as sementes de violência, ódio e medo que residem em mim.

Quinto Treino: Transformação e sanação

Consciente do sofrimento provocado por um consumo irreflexivo, comprometo-me a aprender a nutrir de forma saudável o meu corpo e a minha mente e a transformá-los, cultivando a boa saúde, tanto física como mental, pela minha prática da plena consciência quando como, bebo ou consumo. A fim de não me intoxicar, treinarei em observar com profundidade o meu consumo dos quatro tipos de alimentos: os alimentos comestíveis, as impressões sensoriais, a vontade e a consciência. Comprometo-me a abster-me de jogos de azar, álcool, drogas, e a não consumir nenhum produto que contenha toxinas, como certos sítios ‘web’, jogos eletrónicos, músicas, películas, programas de televisão, revistas, livros e incluso certas conversações. Praticarei com regularidade o voltar ao momento presente para estar em contacto com os elementos nutritivos e saudáveis que se encontram em mim e à minha volta. Não deixarei que os arrependimentos me arrastem e as penas do passado, nem as preocupações ou medos pelo futuro. Comprometo-me a não empregar o consumo como um meio para fugir do sofrimento, a solidão ou a ansiedade. Treinarei em observar com profundidade a natureza interdependente de cada cousa, de forma que, ao consumir, nutra a alegria e a paz tanto no meu corpo e na minha consciência como no corpo e a consciência coletiva da sociedade e do nosso planeta.