Estamos a mudar o aspeto do site e adaptando-o a multilingue assim que pode haver coisas bem estranhas! Muito obrigado pela vossa paciência :)

Novos membros da Ordem do Interser!

Prezada sangha,

A passada semana alguns irmãos e irmãs da sangha estivemos num retiro em Madrid, com oito membros da comunidade monástica de Plum Village. Nele celebrou-se uma cerimónia de transmissão dos 14 Treinos da Plena Consciência na qual o Jorge e a Alva, facilitadores da nossa sangha, passaram a ser ordenados leigos na Ordem do Interser, fundada pelo nosso mestre Thich Nhat Hanh. Com a cerimónia receberam os seus nomes de Dharma, um facho com o que alumiar a direção do seu caminho: Verdadeiro Voto de Compaixão e Verdadeiro Voto de Não Discriminação.

Em diante, comprometen-se a pôr a sua energia na construção da sangha e levar uma vida singela e compassiva, em harmonia com os 14 Treinos. Estes compromissos são, brevemente: (1) manter uma mente sempre aberta; (2) não se apegar a nenhum ponto de vista; (3) aceitar as ideias dos demais e não impor as próprias; (4) tomar consciência do sofrimento próprio e do mundo; (5) levar uma vida saudável e compassiva, consumindo (física e mentalmente) de jeito que se proteja a vida; (6) cuidar da ira; (7) apreender a viver felizes no momento presente; (8) escutar profundamente e apreender a se comunicar para não gerar conflitos, e resolver os conflitos gerados; (9) falar com amor e verdade; (10) proteger e nutrir a sangha; (11) ter um meio de vida que reduza o sofrimento de todas as formas de vida e cuide da Mãe Terra; (12) reverenciar toda forma de vida evitando qualquer forma de violência; (13) praticar a generosidade; (14) cuidar do desejo sexual e preservar as energias vitais.

Amanhã regressamos à cabana, para a nossa prática semanal que partilharemos com alegria com toda a sangha.

Transmitimos imensa gratidão a todos os irmãos e irmãs da sangha pelo vosso apoio, e grande felicidade por partilharmos juntos este caminho de vida.

Abraço!